Prefeito quer MP e OAB acompanhando etapas de concurso público

Jabes Ribeiro
Arquivo/JBO/Maurício Maron

O prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, solicitou aos representantes do Ministério Público do Trabalho (MTP), do Ministério Público do Estado (MPE) e à Ordem dos Advogados do Brasil (Sub-secção Ilhéus),  que acompanhem todas as fases do concurso público aberto pelo Município através do Edital 02/2016, com o objetivo de atestar total transparência nos procedimentos adotados para o certame.

Acompanhado do secretário de Administração, Ricardo Machado, o prefeito Jabes Ribeiro se reuniu ontem, terça-feira, dia 23, no Centro Administrativo da Prefeitura, no bairro Conquista, com a promotora Sophia Vilela de Morais e Silva, do Ministério Público do Trabalho, com o promotor Frank Monteiro Ferrari, Ministério Público do Estado, e com o advogado Luiz Carlos Nascimento, representante da OAB, para tratar das providências sobre concurso público. Também participaram os membros da comissão organizadora do certame e da empresa Consultec, responsável pela realização do concurso.

De acordo com o prefeito, a participação desses órgãos é de extrema importância, “pois assegura que o processo seja feito com múltiplos olhares e acompanhado constantemente pelas diferentes instâncias de controle”. Na oportunidade, os representantes da empresa Consultec fizeram um balanço, abordando a quantidade de inscrições, que deve superar a marca de 31 mil cadastros, e a organização para aplicação das provas.

O secretário Ricardo Machado salientou que a iniciativa de aproximar os órgãos fiscalizatórios do andamento do certame partiu do próprio prefeito, com o intuito de “que tenhamos uma seleção pública criteriosa, com credibilidade, transparência em todas as suas etapas, seja na de inscrições, aplicação das provas, avaliação de títulos e nomeação”. Machado lembrou ainda a suspensão do primeiro edital do concurso, para que fossem feitas alterações “consideradas necessárias pela administração”.

Durante o encontro, o prefeito destacou ainda o caráter inédito do concurso, que oferece uma grande quantidade de vagas que vão atender a todas as áreas da administração municipal, “principalmente a saúde, educação e aqueles setores administrativos, que carecem, há bastante tempo, de novos funcionários para continuar melhorando o atendimento à população.”